quinta-feira, 13 de novembro de 2008

...O sábio com roupas de palhaço...

Passava pela estrada onde muitos peregrinos passavam, e os homens o estranhavam, pois vestia roupas de palhaço. Mas não tinha sobre a cabeça o tradicional chapéu de bufão, carregava só um bastão com uma trouxa na ponta e andava cantando. 
Os viajantes pensavam tratar-se de um louco. Até que certo dia, o velho viajante passou com suas roupas de palhaço em frente a um sábio, que com um grande sorriso disse aos seus seguidores:
- Viste aquele homem? Ele possui a verdadeira felicidade.
Nem um dos discípulos entendeu as palavras de seu mestre.
Ao cair daquela noite três dos homens que acompanhavam o sábio procuraram pelo viajante e ao achá-lo de joelho imploraram:
- Nos ensine como obter a verdadeira felicidade, por favor.
O velho peregrino olhou para o céu repleto de estrelas e disse:
- Não tenho moradia, não tenho nem uma roupa, a não ser a que visto. 
E muitas vezes me falta até o que comer, mas todas as noites quando olho para ao céu, agradeço ao criador por poder ver as estrelas, quando uma suave brisa vem ao meu encontro agradeço ao criador por poder senti-la, quando ouço o canto de uma linda ave agradeço ao criador por aquele momento onde até a natureza pode celebrar a vida comigo – e com uma voz serena o velho homem que andou pelo mundo inteiro vendo e desfrutando de tudo que há de mais belo na natureza completou – para mim isso é ser feliz.

Um comentário:

Geraldo Sarti disse...

Interessante diálogo interno entre o "velho sábio" e o trickster fundidos na felicidade e na tranqüilidade.Momento inconsciente das realidades do Outro,isto é,retorno ao isolamento da sombra pura e bela:iluminação.

...