terça-feira, 22 de dezembro de 2015

...Quinto dia de exposição dos pintores com a boca e com os pés - Luciano Alves...

No quinto dia de nossa exposição, venho apresentar um grande amigo com um talento maior ainda, abaixo confira sua história e suas obras de arte.

Filho único, Luciano Oliveira Alves do Nascimento, morador do Rio de Janeiro, ficou tetraplégico aos 15 anos, devido a um acidente na praia do Arpoador no dia 12 de janeiro de 2002.
Deu entrada no CTI do hospital Miguel Couto desenganado pelos médicos, mas apesar do diagnóstico, Luciano teve uma melhora clínica surpreendente. No mesmo dia em que saiu de alta do hospital foi para ABBR (Associação brasileira beneficente de reabilitação) onde ficou internado a princípio para reabilitação.
Posteriormente passou a frequentar a instituição duas vezes por semana para continuar o tratamento. Foi um período de conhecimento sobre sua condição, aprendizado com experiências de outras pessoas, readaptação dos seus hábitos, fisioterapia e busca de adaptações que o tornaram mais independente dentro de suas limitações.
A arte surgiu na vida de Luciano Alves de forma rápida, intensa e despretensiosa. Após uma oração a Deus e em meio a um processo de reconhecimento pessoal, enveredou pela pintura, caminho até então desconhecido.
As telas do pintor retratam natureza, infância, cotidiano, esportes, paisagens, além do recente estudo de figuras humanas que o artista tem se dedicado. Admirador da obra de Van Gogh possui tendência às cores quentes, dando um ar tropical às suas obras.
Em 2003, realizou sua primeira exposição. No ano seguinte aceitou o desafio de fazer uma demonstração de pintura ao vivo, no SESC - Ramos, que lhe rendeu muitos convites para exposições em diversos lugares do Brasil.
No mesmo ano, conheceu a Associação de Pintores com Boca e os Pés - APBP. Enviou alguns trabalhos para a curadoria, na Suíça, e no início de 2005, já fazia parte do grupo seleto de pintores que a Associação incentiva através de uma bolsa de estudos.
A arte abriu um novo horizonte para Luciano. Participante de palestras de motivação, inclusão e acessibilidade, ele ajuda pessoas a resgatarem seu valor enquanto seres humanos, usando como parâmetro a própria vivência. Ele ensina, entre outras coisas, que o deficiente precisa olhar por cima, além do foco, além do problema para só assim compreender tudo o que é capaz de fazer.
As obras do artista já foram expostas em vários países do mundo e em outubro de 2009, Luciano fez sua primeira viagem internacional para participar de Workshops de pinturas no hotel Hilton e expor no Museu Eduardo Sívori - Buenos Aires / Argentina – no primeiro encontro de artistas da sul-americanos da APBP.
Em 2012, Luciano concluiu o curso de jornalismo, na Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA. Foi trabalhar como analista de comunicação na ABBR e no seguinte tornou-se o coordenador de comunicação da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas – ABFC. 
Atualmente, Luciano está concluindo um MBA em administração de marketing e comunicação empresarial. Continua expondo, ministrando palestras e é ativista na causa da pessoa com deficiência.







Veja mais em nosso Facebook: https://www.facebook.com/vidadetetra/?fref=ts

Todos os direitos autorais são reservados à Associação dos Pintores com a Boca e os Pés

Nenhum comentário:

...