terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

...Vida...

A vida foi entregue ao homem pelas mãos de Deus, então qual é o direito que o homem tem sobre a vida? A italiana Eluana Englaro, de 38 anos, foi brutalmente assassinada, pois o que é a eutanásia? 
Muitos dizem ser um ato de misericórdia, liberdade. Não! Nunca aceitarei essa visão destorcida dos que são fracos demais para lutar. 
Esta corajosa mulher lutou mais de dezessete anos por sua vida em um estado chamado vegetativo. Vegetativo, que expressão cruel. 
Vivo há treze anos em uma cama por causa de um atropelamento que me deixou tetraplégico, dependo de todo mundo para tudo. De certa forma depender das pessoas lhe faz valorizar a vida como o bem mais precioso que existe e lhe traz grandes lições e frustrações, vivo no estado vegetativo ou quase, pois ainda mantenho uma consciência ativa, será que só por isso mereço a morte? 
Após meu acidente perdi a consciência e fiquei sedado por quinze dias, me pergunto se alguém tivesse achado que eu não poderia sobreviver e simplesmente me matasse... 
É triste pensar que o ser humano é tolo o suficientemente para brincar de Deus, ninguém parou para pensar o porquê do coma e não quero dizer ser sobre pecados que essa moça poderia ou não ter cometido, muito menos castigo divino, falo de aprendizado, de tudo que a família dela e ela própria deveriam aprender com essa situação, mas pela falta de fé e de coragem simplesmente desistiram, simplesmente a mataram. 
Sei que é difícil e extremamente doloroso, tanto para a pessoa quanto para os familiares, mas quando desistir virou a solução? E para quem tentar se justificar dizendo que uma pessoa em coma não sente nada, saiba que nos quinze dias que fiquei em coma induzido por medicamentos, eu podia ver e ouvir tudo o que se passava, mas de uma maneira completamente diferente. 
Se posso viajar por todo universo, tanto ao meu redor quanto dentro de mim mesmo, porque preciso do meu corpo, agora sei que sempre precisarei da minha vida, mesmo após a minha morte. 
Acho que esse é o sentimento.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada Tiago por nos dar essa lição de vida. É verdade quando diz que desistir não é opção.A maneira da qual você vive a sua vida nos faz melhorar o estilo da nossa. Que o bom Deus continue te abençoando.Tâmara

JeffMaia disse...

MUITO BOM O POÉTICO DE TEU BLOG THIAGO. PARABÉNS.
SUGESTÃO: COLOCA TB LINK DE SEGUIDORES P EU ANEXAR C O MEU.
ABÇ

Geraldo Sarti disse...

Sua opinião tem um valor incomensurável.As experiências de permanência da consciência no coma e na "quase morte",chamadas "near death experience"-NDE,e as de OOBE ou "out of body experience" são objeto de vívido interesse pela comunidade dos pesquisadores psíquicos.O tema é de capital importância:vida após a vida.Entretanto,talvez os familiares,soubessem ou não deste fato ,que você próprio viveu,tenham-na mantida viva nas suas memórias,possivelmente também extra-cerebrais.Isso assegura que a italianinha ainda existe.Solicito a você a compreensão maior do acontecido que pode ser materializado no perdão e na compaixão.Isto é básico para a família pois ela está ligada a você.De qualquer forma,não há culpa embora nos envolvam sempre no medo ancestral da culpa e do qual podemos nos livrar.Repito,fraqueza não é culpa,além do mais.Mas uma possível falta de sabedoria da família não está descartada.Todavia ,culpa eles não têm.

Thiago Ribeiro Santos disse...

Sei que não tiveram culpa só acho que foram fracos.

Unknown disse...

thi eu nao tenho palavra pra deser como acho incrivel a sua sabedoria sei q e vinda de deus pois filho nem estudo suficiente voce nao pode ter mais e como disse e repito e dom q deus lhe deu ninguem pode tirar so ele mesmo e sei q ele nao vai faser isto porquer foi uma maneira de mostrar o quanto ele te ama e quer o seu bem .um beijo bem grande da vovo que lhe ama demaissssssssss

...