sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

...História de Pablo Picasso...

Como forma de cultura, todos os anos viremos apresentar a história de grandes artistas, principalmente dos grandes mestres pintores para que assim possamos aumentar o nosso conhecimento e conhecer um pouco de suas histórias.


Pablo Picasso


Nascido em 25 de Outubro de 1881 na cidade de Málaga, Espanha, Pablo Picasso demonstrou talento desde jovem.

No início, buscando inspiração na profissão de seu pai que também era artista plástico. Trazendo com sua vida revolução em sua forma livre de pensar, agir e pintar.

Já com seus 15 anos mudou-se para a cidade de Barcelona sendo apresentado por seu pai na escola de Belas Artes.

Fã de touradas, via o evento como um verdadeiro balé entre o herói e a fera, mas à frente de seu tempo, a arte daquela época não bastava.

Veio a viver uma das primeiras grandes fases de sua vida, que hoje é chamada de fase azul, onde as cores e pinturas retratavam solidão e um toque de desespero.

Buscando inspiração em seus amores e na vida que o cercava, continuou a crescer e amadurecer como artista.

Entediado com as formas repetitivas e artes sem inovações e inspirado pelo acaso do destino, veio a criar uma de suas grandes obras ‘’Les Demoiselles d´Avignon’’, quadro que chocou e encantou amigos que entendiam ou não a sua visão.

Junto a um grande pintor da época começou a desenvolver o Cubismo, que trouxe revolução e uma forma nova de enxergar e desenvolver obras de arte.

Rompendo padrões e estilos da época, continuou inovando e se autodescobrindo através de suas cores.

Menina com Bandolim, obra cubista que rompia séculos de tradições e costumes de pintores até então. Esta obra marcou uma nova fase da vida de Pablo Picasso.

E então criando e recriando sua própria arte, permitindo sua mente construir a partir da falta de regras ou tendências de sua própria época, Pablo Picasso continuou a viver e tornar sua vida uma obra de arte.

Algumas de suas obras:

Autorretrato, 1899

Absinto (Rapariga no café), 1901

La mort de Casagemas (A morte de Casagemas), 1901

Evocação - O funeral de Casagemas, 1901

Mère et enfant - La Maternité - Mère tenant l'enfant (A Maternidade), 1901

Vieux guitariste aveugle (Velho guitarrista cego), 1903

Des pauvres au bord de la mer (Miseráveis diante do mar), 1903

La vie (A Vida), 1903

Mulher passando a ferro, 1904

Amante das formas torcidas e contorcidas, mentais e ilusórias, Pablo Picasso descrevia suas emoções e contornava seus sentimentos através de pincéis, abstraindo seus contornos do seu pensar, sentir e imaginar.

Mas como um grande artista, as artes plásticas não eram sua única forma de expressar seus sentimentos. Escultor e ceramista, também o definiam como artista.

Já ao fim de sua vida, Pablo Picasso pôde elaborar grandes obras consagradas, como:

O beijo 1925

O matador 1970

Morrendo com um lápis e um papel na mão, assim como havia desejado.

Esta é a grande história de um artista que buscava a revolução e pensamento livre em uma época de conflitos e regras acerbadas. Provando que a arte liberta e alimenta almas, trazendo ferramentas de superação e crescimento pessoal.

Assim viveu Pablo Picasso.


Fontes e inspirações: 

Youtube

Youtube

Wikipédia 


Post dedicado para a 7ª Edição da Exposição Virtual.

Nenhum comentário:

...