quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

...Mudando vidas, homenagem à APBP na 8ª Edição da Exposição Virtual...

Texto: Thiago Ribeiro Santos

Ao longo dos anos venho homenageando pintores e grandes profissionais que nos ajudam a realizar estes feitos, mas nunca de maneira direta. Como homenagem, vim falar de nossa querida APBP.

Em 1956 Erich Stegmann, pintor com a boca, reuniu 8 artistas com deficiência física objetivando obter ofício e sustento através de seus próprios esforços...

Continue lendo a história no site da APBP.

Já que todo ano compartilho a história da APBP, deixarei aqui como link, mas gostaria de falar um pouco mais de minha experiência pessoal.

Fui atropelado em 1995, ficando tetraplégico e crescer como deficiente trouxe diversos desafios. Acho que um dos maiores é ter os mesmos sonhos de qualquer ser humano. Casar, ter filhos, algo que se tornava mais importante conforme cresci, e o medo de não ser alguém produtivo na sociedade corroía a alma.

Com um sorriso, certa vez, Luciano Alves contou-me sobre como era estudar artes plásticas. Em longas conversas, aos poucos abria meus olhos mostrando que eu também poderia lutar e sonhar.

Neste período da história, Rui Nuno Nunes Fernandes, um dos meus melhores amigos nessa Terra, vinha reforçando cada palavra e me encorajando a tentar. Um tempo depois, conheci Rita de Cássia, professora de artes plásticas que me acompanha até hoje, ensinando-me sobre a vida e a arte, e mostrando que a deficiência não passava de uma oportunidade para ser maior.

Este foi o caminho inicial, superando medos e incertezas, dores e descrenças, para poder ter a certeza que poderia pintar um copo, uma janela ou uma arvore de Natal. Dias de treinamento, as vezes meses, para fazer um único quadro.

Assim a APBP entrou na minha vida, como a esperança de um futuro melhor e a salvação em meio à escuridão. Naquele tempo, decidi fazer a Exposição Virtual, e vi que meu sentimento era compartilhado por muitos. Pintores com a boca e os pés, artistas de tinta e de fé, de cada história e a cada arte, emoção e aprendizado. A arte é assim, liberdade para mim.

Creio que para cada um de nós, ser um bolsista da APBP significa reconstruir um pedacinho do que foi quebrado, onde por tantos anos éramos subestimados. Ao dizer isso, sei que muitos se lembrarão de palavras que diziam que não conseguiríamos, que seríamos um peso pelo resto da vida. Como se tivesse certeza de que nosso futuro fora quebrado e jogado fora, como poeira ao vento.

Continuamos a lutar, superando a cada dia conceitos e pré-conceitos, que partem de nós mesmos e de outros. Construímos sorrisos e olhares de admiração, que percebem que nada é impossível. E se nós podemos, todos poderão.


Texto: Gonçalo Borges

Sou Gonçalo Borges, como membro da APBP há 52 anos, neste ano de 2022. Minha vida está totalmente ligada a APBP, foi e é ela quem me deu a grande oportunidade de projetar ao mundo a minha arte. 

MINHA HOMENAGEM À APBP. “ASSOCIAÇÃO DOS PINTORES COM A BOCA E OS PÉS, FUNDADA POR ERICH STEGMANN, SER ILUMINADO QUE VIU NA ARTE A VIDA DE MUITOS SEREM MUDADAS”. 

Sem mais desejando saúde e prosperidade a todos.

Atenciosamente,

Gonçalo Borges.


Vídeo: Goret Chagas

Fechando com chave de ouro, uma das pessoas mais especiais, que mais que apoiar este projeto, divulga e prestigia todos os anos com seu talento, sua imagem e principalmente alegria. Goret fala um pouco da APBP para vocês.





Nenhum comentário:

...